sábado, 24 de março de 2012

Jimi Hendrix

  James Marshaw “Jimi” Hendrix, (James Allen Hendrix), ou simplesmente Jimi Hendrix, nasceu 27 de novembro de 1942, em Seattle – Washington.
  Citado por críticos até hoje, como o melhor guitarrista da história do rock. Sendo um dos maiores e influentes músicos da nossa era, sua influencia esta sobre diversos estilos musicais e artistas.
  Ficou famoso primeiro na Inglaterra para depois ser reconhecido em seu país, Estados Unidos da América e, morreu precocemente no auge de uma carreira de menos de cinco anos. Deixou um legado de mais de 800 horas de gravações que talvez nunca sejam divulgadas. Mudou completamente o conceito de como tocar uma guitarra. Foi também o pioneiro na utilização de efeitos como distorção, que arrancava de velhos amplificadores saturados no talo. Ajudou/inspirou fabricantes a criar pedais de efeitos na forma que conhecemos hoje.
  Hendrix foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

- Juventude:

  Em Seattle, cresceu tímido e sensível. Foi profundamente afetado por problemas familiares - o divórcio dos seus pais em 1951 e a morte de sua mãe em 1958, quando ele tinha 16 anos. Era muito afeiçoado à sua avó materna, e que incutiu no jovem um forte sentido de orgulho de seus ancestrais nativos norte-americanos.
  James Marshall Hendrix foi uma exceção no mundo do rock: o primeiro e único negro a se tornar superstar. Nasceu em Seattle em 27 de novembro de 1942. Seu pai era um jardineiro negro; sua mãe, filha de uma índia Cherokee. Estudou gaita-de-boca e violino; aos 11 anos ganhou uma guitarra. Aos 14, cabelos lustrosos de brilhantina, animava bailinhos nas noites de sábado.




- Carreira:



  Hendrix, que se alistou como voluntário para a guerra do Vietnã, nunca esteve em combate, porém as suas gravações tornaram-se favoritas entre os soldados que lutavam lá.
  Inicialmente levou uma vida precária tocando em bandas de apoio a músicos de soul e blues como Curtis Knight, B. B. King, e Little Richard em 1965. Sua primeira aparição destacada foi com os Isley Brothers, principalmente no “Testify” em 1964. Em 1966 ele já tinha sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames, em Nova Iorque. Foi enquanto tocava com o “The Blue Flames” no Cafe Wha? Que Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do famoso grupo de rock britânico The Animals. Chandler levou-o para a Inglaterra, levou-o a um contrato de agenciamento e produção com seu produtor musical e ajudou-o a formar uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell. O primeiro “single” desta parceria foi uma regravação de “Hey Joe”.

- Influências das Drogas:

  Mais sucesso veio em seguida, com a incendiária “Purple Haze” e com a balada “The Wind Cries Mary”. Estas duas e ainda “Hey Joe” chegaram na época ao chamado “Top 10”. Por volta de1967, desavenças pessoais com Noel Redding, combinadas com a influência das drogas, álcool e fadiga, conduziram a uma problemática digressão na Escandinávia. No dia 4 de janeiro de 1968, Hendrix foi preso pela polícia de Estocolmo, após ter destruído completamente um quarto de hotel num ataque de fúria devido à embriaguez.
  Em Agosto de 1969, no entanto, Hendrix formou uma nova banda, chamada Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. O show, apesar de notoriamente sem ensaio e desigual na performance e tocado para uma platéia celebrante que se esvaziava lentamente, possui uma extraordinária versão instrumental improvisada do hino nacional norte-americano, The Star Spangled Banner, distorcida e quase irreconhecível e acompanhada de sons de guerra, produzidos por Hendrix em sua guitarra. Essa execução foi descrita por muitos como a declaração da inquietude de uma geração da sociedade americana, e por outros como uma gozação antiamericana, estranhamente simbólica da beleza, espontaneidade e tragédia que estavam embutidas na vida de Hendrix.
  A música para ele era tudo e pagou um preço alto por esta obsessão: a vida. Jimi morreu no dia 18 de setembro de 1970, num hotel em Londres, sufocado no próprio vômito depois de consumir drogas. As circunstâncias em que morreu nunca foram completamente explicadas.





- Legado:



  Em 1967, no verão da Califórnia, os hippies surgiam aos bandos por toda a América, e Janis os empolgou com seu blues. Jimi barbarizou com os uivos selvagens da sua guitarra e, num ritual de sacrifício, botou fogo no instrumento, que continuava a emitir notas enquanto era consumido pelas chamas. Um mês depois, Jim Morrison (com The Doors) colocava Light My Fire em primeiro lugar na parada de sucessos.
  Os três viveram intensamente três anos de glória e então morreram: Jimi em Londres (18/9/70), Janis em Los Angeles (04/10/70) e Jim em Paris (3/7/71). Morreram todos aos 27 anos de idade.
  Sua guitarra preferida, e que será sempre associada à Hendrix, era a Fender Stratocaster. Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.
  Jimi Hendrix é um ícone para pessoas de várias gerações, seu modo de tocar influenciou e continua a influenciar homens e mulheres até os dias de hoje. Seja através de monumentos, músicas, obras de arte, seus fãs fazem o possível para que Hendrix nunca seja esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário