sábado, 24 de março de 2012

Kurt Cobain

  Kurt Donald Cobain, também conhecido como Kurt Cobain, foi o vocalista da banda Nirvana. Nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967 em Hoquaim, a 140 km da cidade de Seattle, Pouco depois, sua família mudou-se para Aberdeen.
  Com o sucesso de Smells Like Teen Spirit, (Nevermind), em 1991, o Nirvana tornou-se uma das principais bandas do cenário rock alternativo, denominado “Grunge”.
  Toda a sua fúria e inconstância sentimental eram expressas por suas composições marcantes, músicas que fazem jovens se questionarem de suas vidas e ações até os dias atuais.
  Kurt Cobain não era mais um daqueles músicos baratos ou só mais um caipira revoltado, ele conseguiu fazer milhares de olhares centrarem em apenas um local: Seattle.
  E por causa de seus ideais, músicas e talento, são lembrados como um dos maiores músicos que já existiu.

- Juventude:

  Kurt foi criado por pais da classe trabalhadora e sua família tinha um fundo musical.
A sua vida foi normal ate o divórcio dos pais, que aconteceu quando ele tinha oito anos. Segundo o próprio, o divórcio fez com que ele nunca mais se sentisse seguro ou amado. Durante um longo tempo, Kurt revezava sua moradia entre o pai, na cidade de Montesano, a mãe em Aberdeen, e outros parentes da região.

  Fixou-se na casa de sua mãe quando ela se casou de novo. Uma vez, quando desconfiava que o marido estivesse lhe traindo, ela pos uma arma na cabeça. Kurt estava assistindo quando ela tentou atirar, sem sucesso.
  Após a separação de seus pais, Cobain se tornou mais desafiador e recluso.
  No final de 1987, Kurt mudou-se para Olympia, Washington, para viver com sua namorada Tracy Marander.









- Carreira:



  Por volta de 1987 o Nirvana, formado pelo guitarrista Kurt Cobain, o baixista Krist Novoselic e o "às vezes" baterista Dave Grohl, já tinham fitas demo, com seu primeiro single, Love Buzz, Big Cheese, e shows por ai. A banda ter surgido foi como um "alivio", pois o rock estava se tornando um pouco entediante. Com guitarras destorcidas e músicas com múltiplos significados, o Nirvana se tornou, espantosamente, um dos maiores conjuntos de Rock da sua época.
  Em 1989 foi gravado o primeiro álbum da banda, Bleach, com a gravadora independente Sub Pop. Foi quando começaram a excursionar. Em Portland, Oregon, Kurt tem seu primeiro encontro com Courtney Love.
  Após as excursões, a banda muda de baterista, de Chad Channing para Dave Grohl.
Na Inglaterra o Nirvana foi muito reconhecido, e até firmaram contrato com a gravadora Geffen.
  Dois anos e meio se passaram apos o lançamento de Bleach, ate que lançaram o tão famoso Nevermind. Este álbum disparou, da noite pro dia, para o primeiro lugar nas paradas, vendendo nada menos que dez milhões de cópias, lhes rendendo um Disco de Ouro e tornando o Nirvana milionário da noite para o dia. O primeiro single do álbum, Smells Like Teen Spirit, foi a musica mais conhecida e considerada meio que como um “hino” dos anos 90.



- Influências das Drogas:

  Cobain começou com heroína no inicio dos anos 90, usando a desculpa de que era um remédio contra dores estomacais e as rigorosas exigências das turnês.
  Kurt horrorizou-se quando descobriu que "Polly", uma música irônica anti-estupro, foi cantada por dois homens ao violentar uma menina. Ele chegou a apelar para os fãs nas letras de Incesticide. Cobain também não ficou feliz de saber que o grande sucesso do Nirvana atraia o tipo errado de fãs, que, por exemplo, os que o batiam.
  Em Fevereiro de 1992 Cobain foi para o Havaí para se casar com a então grávida Courtney Love. Em 18 de Agosto de 1992 sua filha Frances Bean Cobain nasce. 

A revista Vanity Fair acusa Courtney de estar envolvida com heroína, os levando a serem proibidos de ficar sozinhos com a filha recém-nascida. Após muitas batalhas judiciais, conseguem recuperar a guardar de Frances.
  No inverno de 1993-1994 o Nirvana seguiu para uma turnê na Europa, que apos 20 shows deixaram Cobain sem voz. Enquanto se recuperava decidiu ir para Roma, onde encontraria com a mulher. Às 6:30 do dia 4 de Março, ainda em Roma, Courtney descobriu o marido desfalecido, com sangue saindo pelo nariz.
  Nesse dia, Kurt foi levado às pressas para um hospital após uma tentativa de suicídio. Apesar dos 50 comprimidos analgésicos encontrados em seu estômago, bebidos com champanhe, o fato foi considerado apenas um acidente.
  O vocalista retorna para retorna a Seattle, mas foi convencido por Courtney e amigos para entrar em um programa de desintoxicação em Los Angeles, de onde fugiu alguns dias depois. Cobain foi visto em Seattle com uma espingarda. No dia 5 de Abril de 1994, Kurt foi para um quarto em cima da garagem de sua casa e suicidou. Junto ele foi encontrada uma carta de despedida.




- Legado:



  Em sua cidade natal, (Aberdeen), existem vários monumentos homenageando este ícone. No ano de 2011, para a comemoração dos 20 anos do Nevermind, uma ponte recebeu a possibilidade de se chamar “Kurt Cobain”.
  No ano de 2006, Kurt Cobain ficou na primeira posição do rank de celebridades fúnebres mais bem pagas, desbancando Elvis. A mesma façanha ocorreu no ano de 2011.
  Seus ideais durante anos são passados, de geração para geração. Nirvana ainda é uma banda que causa influências dentro dos corações perturbados dos jovens, movendo gerações.
  Talvez, os sentimentos que Kurt Cobain semeou em suas composições continuem vivos, gritando para um mundo no qual poucos param para ouvir.








“Seattle... is currently to the rock ‘n’ roll world what Bethlehem was to Christianity”.
(Spin, December 1992)

Jimi Hendrix

  James Marshaw “Jimi” Hendrix, (James Allen Hendrix), ou simplesmente Jimi Hendrix, nasceu 27 de novembro de 1942, em Seattle – Washington.
  Citado por críticos até hoje, como o melhor guitarrista da história do rock. Sendo um dos maiores e influentes músicos da nossa era, sua influencia esta sobre diversos estilos musicais e artistas.
  Ficou famoso primeiro na Inglaterra para depois ser reconhecido em seu país, Estados Unidos da América e, morreu precocemente no auge de uma carreira de menos de cinco anos. Deixou um legado de mais de 800 horas de gravações que talvez nunca sejam divulgadas. Mudou completamente o conceito de como tocar uma guitarra. Foi também o pioneiro na utilização de efeitos como distorção, que arrancava de velhos amplificadores saturados no talo. Ajudou/inspirou fabricantes a criar pedais de efeitos na forma que conhecemos hoje.
  Hendrix foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

- Juventude:

  Em Seattle, cresceu tímido e sensível. Foi profundamente afetado por problemas familiares - o divórcio dos seus pais em 1951 e a morte de sua mãe em 1958, quando ele tinha 16 anos. Era muito afeiçoado à sua avó materna, e que incutiu no jovem um forte sentido de orgulho de seus ancestrais nativos norte-americanos.
  James Marshall Hendrix foi uma exceção no mundo do rock: o primeiro e único negro a se tornar superstar. Nasceu em Seattle em 27 de novembro de 1942. Seu pai era um jardineiro negro; sua mãe, filha de uma índia Cherokee. Estudou gaita-de-boca e violino; aos 11 anos ganhou uma guitarra. Aos 14, cabelos lustrosos de brilhantina, animava bailinhos nas noites de sábado.




- Carreira:



  Hendrix, que se alistou como voluntário para a guerra do Vietnã, nunca esteve em combate, porém as suas gravações tornaram-se favoritas entre os soldados que lutavam lá.
  Inicialmente levou uma vida precária tocando em bandas de apoio a músicos de soul e blues como Curtis Knight, B. B. King, e Little Richard em 1965. Sua primeira aparição destacada foi com os Isley Brothers, principalmente no “Testify” em 1964. Em 1966 ele já tinha sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames, em Nova Iorque. Foi enquanto tocava com o “The Blue Flames” no Cafe Wha? Que Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do famoso grupo de rock britânico The Animals. Chandler levou-o para a Inglaterra, levou-o a um contrato de agenciamento e produção com seu produtor musical e ajudou-o a formar uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell. O primeiro “single” desta parceria foi uma regravação de “Hey Joe”.

- Influências das Drogas:

  Mais sucesso veio em seguida, com a incendiária “Purple Haze” e com a balada “The Wind Cries Mary”. Estas duas e ainda “Hey Joe” chegaram na época ao chamado “Top 10”. Por volta de1967, desavenças pessoais com Noel Redding, combinadas com a influência das drogas, álcool e fadiga, conduziram a uma problemática digressão na Escandinávia. No dia 4 de janeiro de 1968, Hendrix foi preso pela polícia de Estocolmo, após ter destruído completamente um quarto de hotel num ataque de fúria devido à embriaguez.
  Em Agosto de 1969, no entanto, Hendrix formou uma nova banda, chamada Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. O show, apesar de notoriamente sem ensaio e desigual na performance e tocado para uma platéia celebrante que se esvaziava lentamente, possui uma extraordinária versão instrumental improvisada do hino nacional norte-americano, The Star Spangled Banner, distorcida e quase irreconhecível e acompanhada de sons de guerra, produzidos por Hendrix em sua guitarra. Essa execução foi descrita por muitos como a declaração da inquietude de uma geração da sociedade americana, e por outros como uma gozação antiamericana, estranhamente simbólica da beleza, espontaneidade e tragédia que estavam embutidas na vida de Hendrix.
  A música para ele era tudo e pagou um preço alto por esta obsessão: a vida. Jimi morreu no dia 18 de setembro de 1970, num hotel em Londres, sufocado no próprio vômito depois de consumir drogas. As circunstâncias em que morreu nunca foram completamente explicadas.





- Legado:



  Em 1967, no verão da Califórnia, os hippies surgiam aos bandos por toda a América, e Janis os empolgou com seu blues. Jimi barbarizou com os uivos selvagens da sua guitarra e, num ritual de sacrifício, botou fogo no instrumento, que continuava a emitir notas enquanto era consumido pelas chamas. Um mês depois, Jim Morrison (com The Doors) colocava Light My Fire em primeiro lugar na parada de sucessos.
  Os três viveram intensamente três anos de glória e então morreram: Jimi em Londres (18/9/70), Janis em Los Angeles (04/10/70) e Jim em Paris (3/7/71). Morreram todos aos 27 anos de idade.
  Sua guitarra preferida, e que será sempre associada à Hendrix, era a Fender Stratocaster. Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.
  Jimi Hendrix é um ícone para pessoas de várias gerações, seu modo de tocar influenciou e continua a influenciar homens e mulheres até os dias de hoje. Seja através de monumentos, músicas, obras de arte, seus fãs fazem o possível para que Hendrix nunca seja esquecido.